É muito importante interagirmos e ensinarmos as crianças sobre a organização dos afazeres do cotidiano. Eles aprendem pelo que vê e reproduzem o comportamento de seus familiares.
A psicóloga Renata Bento, especialista em criança, adulto, adolescente e família explica o quanto é importante tentar contornar essas questões. “, é importante não tratar o desempenho da criança com perfeccionismo, lembrando que eles ainda estão aprendendo. “As broncas e cobranças devem ser trocadas pelo incentivo, pela ajuda, pela paciência e pelo elogio. E os pais devem fazer o possível para integrar as crianças nesse processo de forma lúdica e sem pressa, respeitando as habilidades e a idade de cada uma”.
Por fim, é sempre bom lembrar que não cabe qualquer diferenciação nas tarefas atribuídas a meninos e meninas. As atividades domésticas dizem respeito à aprendizagem e ao cuidado do espaço em que se vive, aos limites entre o eu e o outro, à construção de autonomia e independência.
Segue algumas dicas que o pequeno já é capaz de fazer em cada idade:
De 2 anos
Uma das melhores maneiras de introduzir a criança nas tarefas de casa é por meio daquilo que está mais perto dela no momento, ou seja, os brinquedos. Sente-se ao lado de seu filho e arrume-os por tipo, tamanho ou cor, fazendo com que a própria atividade se torne uma brincadeira. Aos poucos, ele vai entender o conceito de organização.
De 3 a 4 anos
Nessa faixa etária, você já pode incentivar o seu filho a arrumar a mochila da escola e levar o prato de comida até a pia. Você também pode pedir para que ele ajude-o a organizar alguns objetos da casa – levando-os ao lugar certo e colocando dentro de um armário (sempre com sua supervisão nesse momento, claro!). Pode ser o par de sapatos ou roupas, por exemplo.
De 5 a 7 anos
Aqui a criança já começa a entender melhor as noções de responsabilidade e cuidado. Então, você pode orientá-la a esvaziar o lixo do banheiro, por exemplo, sem que ela espalhe tudo no chão ou queira pegar algo de dentro do cesto. Seu filho pode ainda tentar arrumar a cama e dobrar algumas roupas. Outra tarefa que você pode delegar – e que ele vai adorar – é a de regar as plantas.
Segundo a Paula Tofanelli Especialista em Organização (site: mil dicas de mãe) quando a criança realizar uma tarefa, não a refaça para melhorar a qualidade, isto irá desestimular a criança, fica a impressão e a lembrança de que ele não faz bem o suficiente.
“A prática leva à perfeição”
A partir do momento a criança não é corrigida, a ideia sobre “arrumar os brinquedos”, por exemplo, é reforçada em sua mente, e o conhecimento adquirido é o suficiente para este momento. Essa lógica vale para qualquer tarefa.
Tem uma babá ou funcionária do lar:
- Mesmo assim dê tarefas para seu filho fazer!
Tenho certeza de que vocês irão ficar felizes em participarem desse momento de aprendizagem dos seus pequenos.
Comments