top of page
  • Foto do escritorCOC Futura

Como lidar com a advertência?

Atualizado: 5 de abr. de 2020


Por vezes, durante a fase escolar, os alunos são advertidos pela escola por algum comportamento considerado inadequado para esse ambiente. Nesse momento, as crianças ou adolescentes podem demonstrar nervosismo, insegurança e até agressividade. Como ajudá-los? Se você não sabe como agir em relação à advertência que seu filho recebeu, ou quer conselhos para seguir um bom caminho caso isso ocorra, acompanhe este post que fizemos!

Entenda a causa da advertência

O primeiro passo é conversar com o seu filho de forma sincera, para entender o que houve no ambiente escolar. Dessa forma, você também saberá as medidas que serão tomadas a partir de então. Mesmo bravo ou frustrado pela situação, como responsável, você deverá ajudar os seus filhos a superar esse desafio para que isso não aconteça mais. 

Os pais também devem procurar coordenadores, diretores e professores para entender melhor o ocorrido. Nessa conversa, podem surgir observações gerais sobre o comportamento e o desempenho do aluno no ambiente escolar. Em alguns casos, também poderá ser necessário o auxílio de especialistas, como psicólogos. Por isso, fique atento para descobrir se tais situações são consequência de comportamentos frequentes ou se a advertência foi o resultado de um limite excedido em um momento específico. 

Encoraje a responsabilidade

Quando conversar com seu filho, deixe claro quais são as suas responsabilidades diante da advertência. Os estudantes devem ter consciência sobre as causas e consequências de suas ações e como isso também pode interferir em seu desempenho escolar. Contudo, os pais devem incentivar seus filhos a melhorar sempre! Além disso, os pais não devem tirar a razão dos professores e da escola, mas procurar entender a atitude dos educadores e ajudar as crianças e adolescentes na compreensão dessa situação.

O que fazer se não é a primeira vez?

Se esta não é a primeira advertência que o seu filho recebe, você não deve desistir de ajudá-lo. Apoie o seu filho, escute-o e procure alternativas para ajudá-lo a melhorar o seu comportamento. É possível inscrevê-lo em atividades extracurriculares, por exemplo, já que nesses momentos ele irá aprender a conviver com outras pessoas e lidar com novas responsabilidades, além de desenvolver outras competências. 

Em casa, incentive o seu filho a contar sobre o seu dia na escola, a fim de continuar observando seu comportamento e auxiliá-lo nessa jornada. Isso reforça a importância do bom comportamento na escola e também os seus laços afetivos! Afinal, esse pode ser um momento de muito aprendizado para pais e filhos, que exigirá muita conversa, confiança e paciência. 

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page