• COC Futura

Como estimular o aprendizado durante as férias

Atualizado: Abr 5


Estamos em férias escolares antecipadas e, por vezes, os pais ficam preocupados com essa pausa no processo de aprendizagem dos filhos. Durante o período, porém, as crianças podem ser estimuladas a desenvolver outras habilidades, tão importantes quanto o que é ensinado em sala de aula! Vamos listar aqui algumas maneiras de instigar as crianças e adolescentes a continuar aprendendo nas férias. Confira!

Estimule a leitura

A leitura é extremamente importante para desenvolver o lado lúdico e criativo dos jovens. Por isso, incentive seus filhos a criar o hábito de ler livros sempre que possível! Essa prática ajuda também a aumentar o vocabulário e melhorar as habilidades de escrita e a capacidade de interpretar textos. Portanto, permita que escolham obras que sejam do gosto deles. Assim, essa leitura se tornará ainda mais prazerosa e proveitosa!

Para os pequenos que ainda estão em fase de alfabetização, estimulem o interesse pelos livros lendo para eles, narrando de forma divertida e mostrando as ilustrações dos livros.

Diga sim às brincadeiras ao ar livre

Se possível, para quem tem acesso a uma área externa e que seja permitida neste momento, Pense em brincadeiras ao ar livre que possam ser educativas e instrutivas para as crianças. É muito importante e bastante indicado incentivá-las a fazer atividades externas! Elabore brincadeiras que permitam que elas corram, gastem energia e estimulem o raciocínio e as habilidades motoras.

Use a tecnologia a favor da educação

Embora o tempo de uso da tecnologia deva ser sempre controlado de acordo com a idade da criança ou do adolescente, os pais podem usar os aparelhos eletrônicos a favor do aprendizado dos filhos. Então, pesquise aplicativos e plataformas que permitam que o jovem desenvolva suas habilidades cognitivas. 


Durante as férias, os pais precisam ter bastante criatividade! Contudo, é possível estimular as crianças e adolescentes a aproveitar o tempo livre das férias para explorar suas habilidades. Além disso, incentivar o aprendizado evitará que se sintam desanimados na hora de voltar às aulas!

11 visualizações

Estação Futura - Educação Infantil, Creche e Berçário - (11) 4731-3371

Rua Dr Deodato Wertheimer, 315 - Centro - Suzano - SP

Secretaria: 4731-3371 / (11)9-4466-1190   Comercial:(11) 9-4466-5422